Oceanógrafos da Univali fazem medições históricas de vazão no Rio Guaíba

Dados estão sendo compartilhados com universidades gaúchas e ajudam a compreender cenário das cheias

Dois oceanógrafos vinculados à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estiveram em Porto Alegre (RS), neste domingo (5) e segunda-feira (6), para realizar medições de vazão de água no Rio Guaíba. As atividades de monitoramento ocorreram conforme um convênio, entre a Portos RS e a UFRGS, que teve início em 2022 e teve a contribuição da equipe, estrutura de instrumentos e veículo da Univali.

Equipe da Univali registra medição histórica no Rio Guaíba_7.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra movimentação de veículos e pessoas à margem de um rio, com águas turvas. 

Os dados coletados pelos pesquisadores Márcio Piazera e Ruan da Luz, do Laboratório de Oceanografia Física da Univali, confirmaram o volume histórico de chuvas no Estado. A medição identificou a passagem de 30 mil metros³ de água por segundo (m³/s), o equivalente a 30 milhões de litros de água passando pelo ponto de medição, localizado nas imediações da Usina do Gasômetro, em direção à Lagoa dos Patos.

O professor Mauro Michelena, coordenador do projeto, explica que a geração destes indicadores é importante para ajudar os cientistas a compreenderem a tragédia climática ocorrida no Estado. “Além disso, estes dados de entrada servem como ponto de partida para os pesquisadores que se debruçarem sobre o tema realizarem novos estudos e assim propor soluções de prevenção para fenômenos futuros.”

especialistas da Univali coletam dados científicos no Rio Guaíba_7.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem, vestindo colete salva-vidas, sobre uma embarcação. Ele olha para a água turva do rio, onde está uma prancha com um equipamento. Ao fundo é possível ver a vegetação da margem.

Michelena explica que para realizar a coleta, os estudiosos utilizaram um perfilador acústico de correntes por Doppler, o ADCP, e um barco potente para realizar as travessias de uma margem à outra do Rio Guaíba. Segundo o docente, os pesquisadores da Univali são navegadores experientes, sendo um deles marinheiro profissional.

“Sabendo do desafio que encontraria pela frente, a equipe solicitou o suporte do barqueiro local, Márcio Ribeiro da Silva, que conhece as características específicas de navegação do Guaíba e ajudou a conduzir a equipe com mais segurança.”, relatou.

Estudiosos da Univali registram medição histórica no Rio Guaíba_7.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra um rio com águas turvas. Uma embarcação e uma moto aquática estão sobre a água.

Esta não foi a primeira vez que a Univali realizou atividades de coleta de dados no Rio Guaíba. Michelena conta que, recentemente, a Instituição de Ensino já havia prestado serviços semelhantes à Portos RS, por meio de convênio com a UFRGS.

Univali coleta dados de vazão no rio guaíba_7.5.20214.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem vestindo colete salva-vidas enquanto usa um celular e um notebook. Ele está num ambiente fechado que remete a parte interna de uma embarcação.

“A campanha de medições desta semana foi realizada em parceria com o Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica – Ceco, da UFRGS, por intermediação do professor Elírio Toldo Júnior. A mobilização foi realizada em tempo recorde para aproveitar o pico das águas e registrar o marco histórico de vazão. Nesta ocasião, identificamos a marca inédita de 5,27 metros acima do nível normal do Rio Guaíba, mas estima-se que possa ter alcançado até 5,33 metros.”

Solidariedade

Além de gerar dados inéditos para entender o fenômeno climático ocorrido no RS, a equipe da Univali levou doações, de alunos e professores da Escola Politécnica, para ajudar a população atingida. A comunidade acadêmica reuniu itens como alimentos, água e ração para pets que foram entregues, em um ponto de coleta de doações instalado na região central de Porto Alegre, no último domingo.

Oceanógrafos da Univali registram medição histórica no Rio Guaíba_7.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra caminhonete branca estacionada, com sacos plásticos contendo roupas de cama sobre a capota. Dois homens retiram itens da parte traseira. Ao fundo ´há uma árvore, água suja de enchente e um prédio de arquitetura histórica.

Equipe da Univali doa mantimentos para população de Porto Alegre_7.5.2024.jpg
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra pessoas retirando sacos ração de uma retroescavadeira. Ao fundo é possível ver a paisagem urbana, com árvores e uma passarela. Abaixo ´há água suja de enchente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.