O Colégio de Aplicação da Univali Itajaí promoveu nos dias 26 e 27 de outubro o “CAU ao Cubo”, o primeiro campeonato oficial de cubo mágico. Mais de 60 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos de todo o Brasil, participaram do campeonato que contou com 13 modalidades oficiais reconhecidas pela World Cube Association (WCA) e uma modalidade extraoficial alunos CAU 3 x 3 x 3, categoria em que a aluna do Ensino Fundamental II do CAU, Sophia de Carvalho Guimarães, foi a campeã.
#PraTodosVerem Imagem mostra duas adolescentes e há uma mesa em frente a ela. Elas seguram um cubo mágico e estão concentradas. Ao fundo um painel escrito “CAU ao Cubo”
#PraTodosVerem Imagem de duas pessoas em pé. Elas estão sobre um palco e uma delas segura um microfone.
“O Campeonato CAU ao Cubo é um marco importante para a autoconfiança dos nossos estudantes. Muitos jovens chegam a duvidar de seu próprio potencial, mas, ao vivenciarem o desafio de resolver cubos mágicos, passam a enxergar de forma concreta suas habilidades. É uma atividade que exige foco, determinação, paciência, persistência, criatividade, raciocínio lógico e coordenação motora, elementos que, além de impulsionarem o desempenho acadêmico, contribuem para o desenvolvimento pessoal de crianças e adultos. Ver o envolvimento e a determinação de tantos alunos e pais nesse campeonato me enche de orgulho”, destaca o professor e organizador do campeonato, Wesley Marques Rosa.
O evento foi promovido pelo Colégio de Aplicação da Univali e a SC ao Cubo, e recebeu mais de 150 pessoas nos dois dias de evento. O campeonato teve como objetivo proporcionar um momento de aprendizado e interação entre alunos, professores e familiares, contribuindo para melhorar o aprendizado dos estudantes por meio do foco, concentração e raciocínio lógico. Um dos propósitos do campeonato de cubo magico foi, também, colaborar para que os estudantes pudessem ter um final de semana divertido e desafiador com os colegas e amigos, “longe” das telas de celulares.
#PraTodosVerem Imagem mostra uma aluna adolescente manuseando um cubo mágico. Ao fundo um painel com a logo do Colégio de Aplicação da Univali- CAU.
“Eu gostei muito de participar do campeonato, de conhecer pessoas de outros colégios. Acho que o cubo mágico é muito importante, tem muito da lógica, mas acho que também vai muito da criatividade. Praticar a resolução de cubo mágico me ajudou muito a ser mais disciplinada e estou muito feliz por ter ganho o campeonato. Acho que no futuro quero participar de algum mundial”, ressalta a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do CAU, Sophia de Carvalho Guimarães.
“Eu fiquei extremamente encantada quando o professor Wesley me procurou para que desenvolvêssemos esse projeto no colégio. Pude perceber a quantidade de alunos que melhoraram o raciocínio lógico, a acuidade visual e habilidades de memória. Esse campeonato envolveu, além dos alunos e professores, a participação e parceria das famílias. Pude ver a quantidade de pais acompanhando os seus filhos no campeonato e observar o quanto essa atividade contribuiu para o desenvolvimento e aprendizado dos nossos estudantes”, complementa a diretora do CAU, Arlete Steil Kumm.