Pesquisadores da Univali são selecionados na etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

Resultado da etapa nacional será divulgado em março de 2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou nesta quinta-feira, 21, o resultado final da Chamada Pública nº 19/2023 – Seleção Estadual de Candidaturas para Submissão ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner – Edição 2023. O resultado da etapa nacional será divulgado em março de 2024.

O prêmio é concedido em três categorias e cinco subcategorias a pesquisadores que se destacam em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

Reitoria - Foto Dales Hoeckesfeld  (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra pesquisador de jaleco branco em um laboratório. 

O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, foi selecionado na categoria Pesquisador Destaque – subcategoria Ciências da Vida, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Francisco Antonio dos Anjos, na categoria Pesquisador Inovador – subcategoria Inovação para o Setor Público.

Dentre os critérios de seleção para a categoria Pesquisador Destaque estão a qualificação, experiência e trajetória profissional, relevância da produção científica e tecnológica, contribuição dos resultados das pesquisas para a popularização da ciência e conversão em conhecimentos sobre o tema.

Na categoria Pesquisador Inovador os critérios foram o potencial inovador do produto, processo ou serviço, expressividade do problema contemplado, relevância da produção científica e tecnológica, além da qualificação, experiência e trajetória profissional.

Reitoria - Foto Dales Hoeckesfeld  (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra homem de roupa preta sorrindo. Ao fundo aparece um mapa-múndi amarelo. 

“Este prêmio é uma importante iniciativa de valorização da ciência brasileira e é com muita alegria que encerramos o ano recebendo a indicação para a etapa nacional desta premiação. É muito gratificante ver como as agências de fomento estão valorizando, além das pesquisas, o impacto do que é produzido na academia para a comunidade. Precisamos cada vez mais de iniciativas que conectem a ciência com a sociedade e é sempre com muito orgulho que representamos a Univali em oportunidades como essa”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Em sua 3ª edição, a premiação promovida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além dos pesquisadores, a premiação também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade.

O Confap congrega 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que estão sediadas nos 26 Estados e no Distrito Federal. Os vencedores da etapa nacional irão receber certificados, troféus e premiação financeira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.