Solenidade celebrou novo momento do Saps nesta segunda-feira, 5
O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) celebrou nesta segunda-feira, 5, a readequação da estrutura física e a ampliação da equipe de profissionais que atuam no local. A solenidade aconteceu no campus Itajaí e reuniu a comunidade acadêmica, pacientes e familiares.
A reestruturação foi realizada por meio de editais de fomento lançados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entre os anos de 2021 e 2024. Os recursos permitiram a realização de reformas no ambiente, além da aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos eletrônicos e móveis planejados para as salas de aula.
Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma sala de aula com espelho na parede.
“Foram seis editais que possibilitaram readequar nosso laboratório de informática, adquirir mobiliário e materiais de apoio, bem como a contratação de profissionais como secretária, apoio pedagógico, educador físico, professor de informática, professores de libras, fonoaudióloga e psicóloga”, destacou a responsável pelo serviço, professora Elisa Gugelmin Distefano.
O Saps é um programa de extensão, vinculado ao curso de Fonoaudiologia, que oferece educação especial para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva. O serviço atende pessoas de todas as idades com deficiência auditiva de grau moderado a profundo de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma mulher falando ao microfone e pessoas de pé ao seu redor.
O serviço existe desde 1981 e tem hoje cerca de 90 educandos matriculados. No local, utilizado também como campo de estágio para os alunos do curso de Fonoaudiologia, são realizados, em média, 350 atendimentos por mês.
“Eu sou de Itajaí e acompanhei todo o processo de implementação do Saps. Por isso, é com muita honra que hoje participo dessa solenidade que representa o esforço da Univali em buscar editais que permitam o crescimento e a melhoria do serviço ofertado. O Saps fortalece a identidade da cultura surda e faz um trabalho exemplar para legitimar o processo de igualdade dos educandos”, afirmou a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite.
Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra um homem e duas mulheres sorrindo e segurando um tecido azul para descerramento de placa.
“Como universidade comunitária a Univali assume o compromisso de prestar serviços à sociedade, mantendo suas portas sempre abertas e atendimentos em diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, nascem serviços como o Saps, que há mais de quatro décadas oferece atendimento de excelência para os educandos com deficiência auditiva. Com os recursos que permitiram a reestruturação do espaço, esperamos integrar metodologias que favoreçam o desenvolvimento de diferentes habilidades e proporcionar um ambiente de aprendizagem inovador, confortável e criativo aos alunos”, ressaltou o vice-reitor de Graduação, professor José Everton da Silva.
Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma sala de aula com computadores em cima das mesas. As paredes são coloridas.
Editais FCEE:
Programa SC + Inclusiva – Acessibilidade Digital (dez/2021)
Programa SC + Inclusiva – Mobiliário (dez /2021)
Modelo de Repasse Direto – MRD (2022 e 2023)
Programa Acolher (2023)
Programa Gente Especial – GE (2024)