Cientistas do Consórcio VACCELERATE, descobriram qual vírus deve causar uma “nova pandemia”. Segundo os pesquisadores, a doença virá do vírus influenza, causador da gripe.
Nova pandemia
O alerta acontece em meio ao aumento de cepas da gripe aviária se disseminando entre mamíferos, como gados, nos Estados Unidos. Por lá, o vírus vem levantando preocupações sobre uma potencial crise sanitária.
Nos raros casos em que essa gripe foi relatada em humanos, a taxa de letalidade tem sido acima de 50%.
A pesquisa sugere que uma versão do Influenza é a doença mais provável de desencadear uma nova crise de saúde global.
Os resultados da pesquisa serão apresentados na próxima semana durante o Congresso Global da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, em Barcelona, Espanha.
Os especialistas, consultados em 57 países, foram solicitados a classificar diferentes agentes conforme seu potencial pandêmico.
A gripe liderou o ranking para 57% dos especialistas, seguida por 17% que a colocaram em segundo lugar.
O principal autor do estudo, Salmanton-García, da Universidade de Colônia, Alemanha, explicou que a gripe é uma ameaça recorrente devido à mutabilidade das cepas.
Outras doenças apontadas como preocupantes incluem a “Doença X”, um microrganismo ainda não identificado, e uma versão do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19.
Além disso, o estudo destacou outros vírus como o SARS-CoV original, o vírus Ebola e o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo.
No entanto, a gripe, devido à sua transmissibilidade e histórico de surtos, permanece como uma das principais preocupações em termos de potencial pandêmico.