Contensão da área no Campus Itajaí visa evitar deslizamentos
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou um convênio de cooperação técnica com a BornSales Engenharia para a realização de um diagnóstico das áreas de encosta do Morro da Cruz que fazem divisa com o Campus Itajaí. O termo foi assinado nesta terça-feira, 14.
O objetivo do acordo é realizar a contensão da encosta e evitar deslizamentos em períodos de chuva. Na primeira etapa do trabalho, a equipe da BornSales Engenharia fará a análise do solo, a topografia e a sondagem em cada trecho do Campus.
#PraTodosVerem Imagem mostra uma sala de reuniões com seis pessoas sentadas ao redor de uma mesa de madeira. Ao fundo aparece um painel de madeira com a logomarca da Univali em branco.
“As oscilações climáticas na região são cada vez mais frequentes e zelar pela segurança da comunidade acadêmica é nosso dever como gestores da instituição. Com as ações previstas neste acordo pretendemos assegurar a estabilidade da encosta, evitar riscos de deslizamento e, assim, resguardar nossa estrutura física e a segurança de todos que circulam no Campus”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
O acordo prevê ainda o desenvolvimento de ações, programas e projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, internacionalização e desenvolvimento tecnológico e cultural.
A BornSales Engenharia é uma empresa especializada em consultoria geotécnica, fundada em 2011, em Balneário Camboriú, pelo professor do curso de Engenharia Civil da Univali, Luis Fernando Pedroso Sales, e pelo egresso do curso, Ricardo Bergan Born.