Atividades seguem até o dia 18
Aleitamento materno, intercorrências da amamentação, ensino da enfermagem, primeiros socorros e violência obstétrica são algumas das pautas que serão discutidas de hoje até o dia 18 de maio na 44ª edição da Semana da Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
A abertura do evento, integrado a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, reuniu profissionais e acadêmicos na manhã desta segunda-feira, 13, no Campus Itajaí. Com o tema central: Romper bolhas no mundo atual para resistir e coexistir na Enfermagem, a programação contempla palestras, mesas-redondas e workshops, além de uma série de minicursos de aperfeiçoamento profissional.
#PraTodosVerem Imagem mostra uma bancada de madeira com a logomarca da Univali e cinco pessoas sentadas. Do lado direito uma mulher com camisa branca fala ao microfone atrás de um púlpito de acrílico transparente.
A palestra de abertura foi ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina, Jussara Gue Martini. “Este evento foi instituído para refletirmos sobre o nosso fazer profissional, discutirmos as dificuldades, desafios e conquistas da categoria, bem como para que possamos atualizar nossas práticas e contribuir com a saúde da população. Hoje, o contingente de profissionais de enfermagem em Santa Catarina é de quase 80 mil profissionais”, afirmou.
#PraTodosVerem Imagem mostra uma mulher com camisa laranja e cabelos curtos falando ao microfone.
“A programação não só fortalece o conhecimento e as competências dos futuros profissionais de enfermagem, como também promove uma reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela categoria, incentivando o rompimento de paradigmas e a busca por um exercício profissional mais inclusivo às necessidades atuais da sociedade. Ao longo da semana, vamos debater a atuação em serviços públicos e privados, o empreendedorismo na enfermagem, além de novas ações para qualificar e sistematizar a assistência”, destacou a coordenadora do curso, professora Rita de Cássia Teixeira Rangel.
Além de Itajaí, as atividades da Semana da Enfermagem também acontecem no Campus Biguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Temas como responsabilidade civil, aspectos jurídicos na atuação da enfermagem, práticas integrativas e complementares em saúde, violência obstétrica e novas tecnologias serão debatidos até o dia 15. A programação prevê ainda a realização de oficinais de primeiros socorros.
#PraTodosVerem Imagem mostra a plateia em um auditório com cadeiras azuis.
“O curso de Enfermagem foi o primeiro da área da saúde implantado na Univali e testemunhar este evento chegar à 44ª edição é motivo de imenso orgulho, visto que a saúde é uma esfera de intensa atuação institucional. Seja por meios das ações de ensino, pesquisa e extensão ou pelos serviços prestados à comunidade, o curso de Enfermagem confirma o esforço da Univali em garantir à sociedade o direto básico à saúde. As atividades programadas para esta semana visam fortalecer o conhecimento e as competências dos futuros profissionais e oportunizar discussões sobre os desafios e perspectivas do mercado de trabalho”, ressaltou o diretor de Assuntos Institucionais, professor Luis Carlos Martins.